MetrixLab

+-info

O desafio era criar um escritório com uma identidade jovem, com poucas paredes, onde não existissem hierarquias, como cantos privilegiados ou salas fechadas. Nada mais apropriado para acomodar a filial brasileira da MetrixLab, agência de pesquisa global com sedes em Roterdã e Tóquio, especializada em soluções de marketing digital.

As intervenções físicas deveriam ser simples, de fácil execução e de baixo custo. A estrutura do mezanino foi mantida, mas uma pequena alteração mudou o astral do escritório: a escada caracol foi substituída por uma metálica linear. Assim, o térreo ficou mais organizado e, ao mesmo tempo, criou-se um patamar de acesso à área de reunião no andar superior. Com essa mudança, a grande parede ficou evidenciada e ganhou uma intervenção artística em grafite, que acabou virando a vedete do escritório.

No grande salão com pé-direito duplo foram posicionadas as estações de trabalho, que se estendem para um pequeno lounge para reuniões informais e descompressão da equipe. A cortina de frigorífico amarela, junto com os lambe-lambes aplicados na parede, colorem e aquecem esse espaço. A marcenaria simples, de ocupação linear e discreta, acompanha a horizontalidade das janelas, sempre que possível permeada por plantas.

A aposta foi na criação de um espaço despojado e aconchegante, alinhado com a proposta do bairro onde está localizado: a Vila Madalena.

Local: São Paulo
Data de projeto: 2015
Data da obra: 2016
Área: 100 m²
Execução: Pentágono Engenharia
Grafite: Marcelo Zuffo
Fotografia: Rafaela Netto

Belo Horizonte - MG

Avenida Álvares Cabral, 414 - Centro

CEP 30170-000 Belo Horizonte - MG

+55 31 3262 1003 gema@gemaarquitetura.com

São Paulo - SP

Rua Sergipe, 475 sala 302

Higienópolis CEP 01243-001

+55 11 2495 9485 gemasp@gemaarquitetura.com