projetos
processos
objetos
index
midias
sobre
contato

Ladrilhos Paisagens do Sertão

São feitos com plásticos de embalagens recicladas com o auxílio de cooperativas e resíduos de botões da indústria de transformação ou estoque defasado de marcas, fechando o ciclo dos materiais através de um design mais circular e sustentável.

Para o desenho, a ideia foi pensar na paisagem, na expansão do olhar em movimento, em trazer a beleza do que vemos para perto: a memória o sertão do Brasil, no interior de Alagoas. O calor, as cores quentes, a arte local, as casas com suas fachadas super geométricas, o sol, as curvas do rio São Francisco.

Foi a partir dessas referências de afeto, de olhares, de sobreposição de camadas, de linhas imaginárias em movimento que a ideia do desenho começou a tomar forma, com suas cores e composições. Um desenho simples onde os desdobramentos das geometrias vão contando a história e resgatando de maneira abstrata a memória de lugar.

As peças tem 20×20 cm, o que traz regularidade para a composição do desenho, permitindo múltiplas combinações ao aplicar o produto. Cinco modelos de ladrilhos que variam em cores e em possibilidade de aplicação. Cada um escolhe qual a sua própria paisagem do sertão.

Estabelecemos uma paleta de cinco cores: amarelo, ocre, bordo, lilás e verde. Uma mistura de terra, céu e água, onde o quente das cores predomina. O verde azulado entra para refrescar e trazer o ar para a composição.

O produto é uma parceria com a Rato Rói Foi e foi apresentado no FuoriSalone 2023 e na Galeria Rossana Orlandi, em Milão. É uma forma de viabilizar uma rede de revalorização dos resíduos que até então não possuíam valor comercial e seguiam para aterros sanitários.

dimensões:
8 ladrilhos de 20x20cm
material:
Plástico Reciclado
desenvolvido para projeto:
valor:

Encomendar