O sertão do Baixo São Francisco, com sua luz, natureza e texturas, tem sido uma referência viva de inspiração para nossas criações. A mais recente delas é a Mesa Palma, desenhada a partir dos nossos ladrilhos reciclados Paisagens do Sertão*.
A mesa recebe os ladrilhos numa reinterpretação desse cacto que tem ramo achatado, circular e quase sempre em flor. Assim como o cacto, os pés brotam do chão, resistentes e cilíndricos, emoldurando o tampo da mesa num toque orgânico. Os ladrilhos, como as flores da palma, coroam com suas cores a percepção da paisagem.
Cada mesa recupera aproximadamente 1,5 kg de resíduos plásticos de embalagens recicladas com o auxílio de cooperativas e resíduos de botões da indústria de transformação ou estoque defasado de marcas, fechando o ciclo dos materiais através de um design mais circular e sustentável. Este processo evita o impacto nas emissões de CO2 e consumo de água e energia.
*Os ladrilhos Paisagens do Sertão é um produto em parceria com a Rato Rói e foi apresentado no FuoriSalone 2023 e na Galeria Rossana Orlandi, em Milão. É uma forma de viabilizar uma rede de revalorização dos resíduos que até então não possuíam valor comercial e seguiam para aterros sanitários.
Nara Grossi – Gema Arquitetura – Design de produto
Estúdio RatoRói – Design de Superfície