Implantada em terreno de 5x30metros, essa casa, que tem sua vizinha geminada, foi totalmente renovada sem perder sua volumetria e características originais. Os proprietários se encantaram justamente por esse ar despretensioso e simples ao adquirirem o imóvel. A solicitação foi de renovação dos espaços, expandindo ao máximo as áreas de jardim, até então inexistentes.
O projeto reorganiza os usos, invertendo a lógica de ocupação pré-existente. A área de serviço é transferida para a frente da casa, liberando assim os fundos do lote – que é entendido como área mais nobre – para os ambientes de estar e cozinha. Estes espaços são conectados por um jardim e por uma passarela, a qual, no segundo pavimento, faz o acesso ao quarto do casal.
A telha metálica amarela entra como o elemento de destaque, conferindo o ar despojado e contemporâneo pretendido. Na parte frontal ela se solta da alvenaria da fachada, acomodando o pátio de serviço. Esse plano amarelo direciona o usuário ao acesso principal da casa, em marcação que é fortalecida pelo deck no piso, que acompanha todo o afastamento lateral.
As aberturas foram redesenhadas de forma a criar um novo ritmo na longa fachada, favorecendo a entrada de luz natural; e o paisagismo confere mais vitalidade ao clima da residência.