O fato de estar num terreno de esquina nos fez pensar numa ocupação onde as fachadas protegessem o interior da casa, trazendo privacidade para os moradores. Ao mesmo tempo queríamos uma relação marcante da casa com a rua, num projeto que traz os elementos naturais típicos de Trancoso e da Bahia mas com um desenho contemporâneo, minimalista e único.
Um pavilhão principal estrutura toda a implantação do projeto: é ele que direciona o fluxo e a relação com os demais volumes construídos. Solto do piso e todo em estrutura modular de madeira, esse volume recebe fechamento para a rua em tijolos vazados provocando essa relação de transparência entre o dentro e o fora.
A generosa área de estar e os banheiros dos quartos ganham ventilação natural constante e o desenho da sombra dos tijolos no espaço brinca com o sol e com a nossa relação de tempo de um jeito delicado. E é sobre os últimos módulos desse pavilhão – os módulos dos quartos – que idealizamos um solarium. Foi uma forma de reduzir a área de telhado do pavilhão principal, trazendo leveza e movimento nessa volumetria.
Um plano curvo branco, executado no reboco irregular típico da Bahia, conforma o visual frontal e se conecta ao pavilhão principal através de uma grande porta lavanda, que dá as boas-vindas para quem chega na casa. Esse acesso marca o eixo-passarela que percorre toda a extensão da casa internamente ao mesmo tempo que conecta os volumes construídos: todos voltados para o grande pátio-oásis central.
O paisagismo entra coroando a trazendo frescor para o projeto. E assim temos uma casa solar que apostou na elegância e na inovação da arquitetura do litoral da Bahia. Bem vindos!